Principal Gestão de Bags Como criar uma Bag para um cliente (Prove antes de comprar)

Como criar uma Bag para um cliente (Prove antes de comprar)

Última atualização em Oct 22, 2025

Neste artigo, você aprenderá a como criar e enviar uma Bag para um cliente.

Trazer comodidade para o seu cliente é um fator importante para fideliza-lo. Por isso, o EtiquetAi faz o controle completo das Bags que você envia para o seu cliente, controlando todo o fluxo do sistema "Prove antes de comprar".

Acompanhe o passo a passo abaixo:

Criando uma Bag para enviar ao cliente

Para começar a criar a Bag, acesse o menu "Envio de Bags" e clique no botão "+ Nova Bag".

O cadastro será feito em 4 etapas, veja os detalhes abaixo:

1º Cliente e Data de devolução

Na primeira etapa, você deve escolher o cliente que receberá a Bag. Basta buscar no campo "Buscar cliente". Ao selecionar o cliente, os dados do mesmo serão exibidos logo abaixo.

Em seguida, você deve preencher a Data de devolução. Ou seja, a data que será acordada com o cliente para que a Bag seja devolvida à loja.

Com os dados do cliente confirmado, clique em "Próximo" para avançar para a próxima etapa.

2º Produtos da Bag

Na segunda etapa você irá selecionar todos os produtos que serão enviados na Bag. Para facilitar a pesquisa, você pode buscar pelo Nome, SKU ou código de barras.

Selecione o produto e clique em "+ Adicionar" para confirmar o item na Bag.

Após adicionar os produtos na Bag, clique em "Próximo" para avançar.

3º Logística (opcional)

Essa é uma etapa opcional. Você pode inserir os dados da logística de como essa Bag será enviada para o cliente. Preencha com dados como:

  • Transportadora

  • Valor do frete

  • Código de rastreio

  • Observações

O valor do Frete inserido nessa etapa poderá ser incluído diretamente na venda caso o cliente compre alguma peça.


Feito isso, basta prosseguir clicando em "Próximo".

4º Revisão da Bag

A última etapa é apenas uma revisão dos dados da Bag, para garantir que está tudo certo.

Estando tudo certo, basta clicar em "Criar Bag".

Você será redirecionado para a visualização da Bag e ela estará com o status de "Pendente", aguardando o envio.

Enviando a Bag para o cliente

Caso a Bag tenha sido enviada para o cliente, basta atualizar o seu status, clicando em "Enviar Bag".

Ao atualizar o status, os produtos da Bag terão seu estoque atualizados e ficarão como "Reservado". Veja um exemplo abaixo:

Notificando o cliente pelo WhatsApp

Você pode enviar notificações para WhatsApp do cliente em relação ao status de envio da Bag. Basta selecionar a opção "Notificar cliente".

Para cada status da Bag, uma mensagem padrão será sugerida, mas você pode modificar a mensagem antes do envio.

Atualizando o status da Bag

Caso o cliente já tenha recebido a Bag, você pode atualizar o status para indicar que a mesma já foi entregue para o cliente. Para isso, basta clicar em "Atualizar status":

Ao atualizar, o status será modificado para "Aguardando devolução". Todo o histórico de status pode ser acompanhado:

Processando a devolução da Bag

Quando a Bag for devolvida pelo cliente, basta Processar a devolução.

Se nenhuma peça foi comprada, mantenha os produtos desmarcados e processe a devolução.
Caso o cliente tenha comprado alguma peça, basta selecionar os produtos comprados. Veja no exemplo abaixo:


Você poderá conferir o total de itens comprados e o total de itens devolvidos. Além do valor total comprado.

Se o valor do frete for cobrado para o cliente, ative essa opção para que seja incluído na venda. Se necessário, você pode modificar o valor do frete:

Feito isso, basta finalizar clicando em "Processa devolução".

Se houve produtos comprados, o sistema irá gerar automaticamente uma venda para o cliente com os produtos adquiridos:

Todos os produtos devolvidos (não comprados) retornarão para o estoque automaticamente:

Agora você já sabe como criar uma bag do zero e enviar para o cliente! Caso tenha qualquer dúvida durante esse processo, basta falar com a gente através do chat do sistema! 😉