Principal Compras Como cadastrar uma compra manualmente (entrada de mercadoria)

Como cadastrar uma compra manualmente (entrada de mercadoria)

Última atualização em Sep 12, 2025

Neste artigo, você aprenderá a cadastrar as compras da sua empresa (entrada de mercadoria) de forma manual, ou seja, sem o arquivo XML da nota fiscal. Este processo é recomendado apenas caso você não possua o arquivo fiscal XML em mãos.

Caso possua o XML, recomendamos dar entrada importando o arquivo. Clique aqui para entender o passo a passo.

Para cadastrar manualmente a sua compra, é necessário ter os seguintes perfis de acesso:

  • Administrador

  • Gestor

  • Gerente

Como cadastrar uma compra manualmente

Acesse o menu "Compras" e clique no botão "Compra manual" para iniciar o cadastro.

Dados da compra

Inicialmente, será necessário informar os dados básicos da compra, são eles:

  • Fornecedor: Caso ainda não tenha cadastrado, poderá fazer o cadastro no menu Financeiro > Fornecedores.

  • Data de emissão da NF-e

  • Número e série da NF-e

  • Forma de pagamento, Parcelas e Vencimento

  • Valor de frete

  • Valor de desconto

Após preencher os dados da compra, vamos agora adicionar os produtos comprados.

Adicionando os produtos da compra

Diferente da importação XML, no cadastro manual, é necessário que todos os produtos comprados estejam previamente cadastrados no sistema.

Clique em "+ Adicionar produto" para pesquisar pelo produto no sistema e adicioná-lo à compra.

Feito isso, pesquise pelo produto na busca e clique para adicioná-lo:

Ao adicioná-lo, você precisará preencher as seguintes informações:

  • Quantidade (quantidade comprada daquele produto)

  • Custo unitário (quanto custou o produto)

  • Margem de lucro (Ao preencher, o preço de venda será calculado automaticamente)

  • Preço de venda

Veja um exemplo abaixo:

Repita o processo para todos os itens adquiridos na compra e, após finalizar, clique no botão "Salvar compra".

A compra será salva (junto com a despesa no financeiro) e o sistema irá perguntar se deseja processar os itens. Ao processar, todos os itens da compra terão seu estoque, preço de custo e venda atualizados automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na compra.

Caso seja uma compra que você fez mas está aguardando os produtos chegarem, você pode fazer o processamento dos itens posteriormente.

Agora você já sabe como registrar uma compra manualmente (sem o arquivo XML). Caso tenha alguma dúvidas durante esse processo, basta acionar no chat que podemos te ajudar.