Neste artigo, você aprenderá a como cadastrar todas as despesas da sua loja, como o aluguel da loja, embalagens, contabilidade, impostos, etc. Esse controle é essencial para trazer previsibilidade ao seu financeiro.
Ao cadastrar suas contas a pagar, você passa a saber exatamente quando e quanto tem a pagar de despesas. Acompanhe o passo a passo abaixo:
Tipos de despesa
No EtiquetAi, você pode cadastrar três tipos de despesas:
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Despesa de pagamento único - Uma despesa pontual, que não possui recorrência e o seu pagamento não foi parcelado. Exemplo: Combustível, almoço, transporte, etc.
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Despesas parceladas - São despesas cujo pagamento foi parcelado em cheque, boleto, pix ou cartão.
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Despesas recorrentes - São despesas que se repetem com alguma recorrência (mensal, semanal, anual, etc). Exemplo: Aluguel da loja, Contabilidade, Impostos (DAS ou MEI), etc.
Agora que já entende todos os tipos de despesa, vamos entender como cadastrar cada uma delas.
Cadastrando uma despesa pontual
Para começar, você deve acessar o menu "Financeiro > Contas a pagar". Em seguida, clique no botão "+ Adicionar despesa" para começar o cadastro.
Informações básicas
Preencha alguns campos básicos da despesa:
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Descrição (obrigatório): Nome para identificação da despesa
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Número do documento: Número da nota fiscal para facilitar identificação futura
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Categoria (obrigatório): Categoria financeira da despesa
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Fornecedor

Informações financeiras
Agora serão necessários adicionar os dados financeiros da despesa.
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Valor (obrigatório): Valor total da despesa
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Data de emissão (obrigatório): Data de emissão da nota fiscal
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Data de vencimento (obrigatório): Data de vencimento da despesa
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Forma de pagamento: Como a despesa será paga

Feito isso, clique em "Salvar despesa" caso queira salvá-la sem pagamento. Mas, caso a despesa já esteja paga, você pode selecionar "Salvar e registrar pagamento".
Registrando uma despesa parcelada
Caso a despesa tenha sido paga de forma parcelada, basta ativar o parcelamento no momento do cadastro:

Caso queira simular o valor e vencimento de cada parcela, clique em "Calcular parcelas". Assim, conseguirá ver cada vencimento e valor.

Após ter inserido os dados de parcelamento, clique em "Salvar despesa" caso nenhuma parcela da despesa esteja paga. Caso a primeira parcela já tenha sido paga, selecione "Salvar e registrar pagamento" para registrar o pagamento da primeira parcela.
Registrando uma despesa recorrente
Caso a despesa que esteja adicionando seja recorrente, basta ativar a recorrência no momento do cadastro:

Serão gerados lançamentos futuros da despesa em um período de 1 ano. Ou seja, se a recorrência for mensal, serão gerados 12 lançamentos para a despesa, mantendo a projeção futura sempre atualizada, com o mínimo de 12 meses.
Após ter inserido a periodicidade da recorrência, basta clicar em "Salvar despesa" caso ainda não tenha ocorrido nenhum pagamento. Caso a primeira recorrência já tenha sido paga, selecione "Salvar e registrar pagamento" para registrar o pagamento da primeira recorrência.
Registrando o pagamento de uma despesa
Se você clicou em "Salvar e registrar pagamento" uma nova tela será aberta, para que você registre os dados de pagamento da despesa.
Informações de pagamento
Preencha os dados de pagamento da despesa, parcela ou recorrência:
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Valor do pagamento (obrigatório): Valor pago da despesa. Caso selecionado um valor menor do que a despesa efetiva, o lançamento ficará com o status de "Pago parcialmente"
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Data do pagamento (obrigatório): Quando a despesa foi paga.
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Forma de pagamento (obrigatório): Método de pagamento utilizado.
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Código da transação: Código que identifica a transação.

Valores adicionais (opcional)
Agora você poderá preencher valores adicionais como:
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Desconto
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Juros
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Multa

Comprovante de pagamento (opcional)
Você pode fazer o upload do comprovante de pagamento, deixando ainda mais organizado o seu financeiro.

No final, basta conferir o resumo do pagamento e, estando tudo certo, basta clicar em "Registrar pagamento".

Agora você já sabe como cadastrar as despesas da sua empresa e registrar o pagamento delas. Caso tenha alguma dúvida durante o processo, basta nos acionar no chat que estaremos à disposição.