Neste artigo, você aprenderá a cadastrar as formas de pagamento da sua loja. As formas de pagamento são utilizadas para registrar os recebimentos das suas vendas, por isso, é importante cadastrar todas as opções que a sua loja aceita.
É importante lembrar também que é a partir da configuração das formas de pagamento que são geradas as Contas a receber no seu financeiro, proporcionando uma visão correta do seu fluxo de caixa dos recebimentos em cartão de crédito, débito, pix, etc.
Perfis de acesso necessários:
-
Administrador
-
Gestor
-
Gerente
Como cadastrar formas de pagamento?
Para iniciar, você deve acessar o menu "Vendas > Formas de pagamento" e clicar no botão "+ Nova forma de pagamento".
Por padrão, a sua empresa já terá as formas de pagamento "Dinheiro" e "Pix" pré-cadastradas. Se ainda não tiver registrado vendas com essas formas, você pode alterar o nome delas. Ex: Pix Nubank, Pix Inter, Espécie, etc.
Caso já tenha sido registrada uma venda para a forma de pagamento, não será possível editá-la.
Espécie e Pix
Para as formas de pagamento do tipo Espécie e Pix, o cadastro é bem simples pois você preencherá apenas o Nome da forma de pagamento. O nome será exibido no Ponto de vendas, para registrar os recebimentos.
Importante: As formas de pagamento do tipo Espécie e Pix possuem recebimento automático no Contas a receber e a data de recebimento é sempre a mesma data do pagamento da venda (D+0).
Maquininhas (cartão de crédito, débito e Pix na maquininha)
Formas de pagamento do tipo Maquininha exigem algumas informações adicionais e é muito importante que os dados cadastrados estejam de acordo com o contrato da sua maquininha, para garantir que a projeção financeira do seu contas a receber esteja correta. Entenda tudo abaixo:
Nome da maquininha: Selecione qual fornecedor de maquininha você possui (Stone, Rede, Cielo, etc).
Antecipação de recebíveis

Caso você possua contratado a antecipação automática dos recebimentos no cartão de crédito, ative essa opção. Será necessário você informar a Taxa de antecipação, definida no seu contrato com a maquininha e a quantidade de dias para antecipação.
Exemplo: Se você recebe todas as suas vendas no dia seguinte, defina "1" no campo Dias para antecipação.
Configurações de parcelamento

Defina a quantidade máxima de parcelas que o seu cliente pode parcelar. Exemplo: 3x, 6x, 10x, 12x..
Pix na maquininha

Caso você receba Pix através da maquininha, ative essa opção.
Tipo de taxa: Pode ser percentual (%) ou valor (R$).
Taxa: Defina o valor cobrado para a taxa em percentual (%) ou por valor (R$).
Recomendamos verificar no contrato da maquininha essa informação.
Bandeiras de Cartão

Adicione as bandeiras de cartão clicando em um dos botões destacados acima.
Você deverá selecionar o Nome da bandeira e informar as taxas no Débito e Crédito.
Veja um exemplo abaixo:

A quantidade de parcelas no crédito será igual ao máximo de parcelas que foi definido anteriormente na área de "Configurações do parcelamento". Após preencher todos os campos, finalize o cadastro da bandeira clicando em "Adicionar Bandeira".

Faça esse processo para todas as bandeiras que são aceitas pela sua loja, de acordo com suas taxas contratadas na maquininha (Ex: Mastercard, Visa, Elo, Amex, etc).
Após inserir todas as bandeiras, finalize o cadastro da forma de pagamento clicando no botão "Criar Forma de pagamento".
Cheque
Ao cadastrar uma forma de pagamento do tipo Cheque, você deve definir alguns campos como:
Nome da forma de pagamento: Defina o nome que aparecerá no Ponto de vendas. Exemplo: Cheque à vista, Cheque pré-datado, etc.
Configurações de parcelamento:
Máximo de parcelas: Quantidade máxima de parcelas para pagamento em Cheque.
Dias p/ ª parcela: Quantidade de dias padrão para recebimento da primeira parcela do Cheque.
Intervalo entre parcelas: Intervalo de dias entre cada parcela do cheque (após a primeira parcela).
Exemplo de cadastro:

Após preencher os dados, basta finalizar clicando no botão "Criar forma de pagamento".
Pronto, agora você já sabe como cadastrar todas as suas formas de pagamento para registrar os recebimentos das suas vendas! Caso tenha qualquer dúvida durante o processo, basta acionar no chat que a equipe de atendimento poderá te ajudar!