Neste artigo, você saberá como registrar as suas vendas no EtiquetAi. O registro das vendas é muito importante para que você possa entender o faturamento da sua empresa, movimentar automaticamente o estoque dos seus produtos, conhecer os produtos, marcas e tamanhos mais vendidos, etc. Vamos lá?
Registrando uma venda
Para começar você deve acessar o menu "Vendas > Ponto de vendas". Feito isso, basta clicar no botão "+ Nova venda", conforme destacado na imagem abaixo:

Feito isso, você deve informar os dados da venda:
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Data (Já virá preenchido com a data atual).
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Tipo da venda: Presencial ou Delivery
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Cliente (se não informado, a venda será registrada como "Consumidor final")
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Produtos
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Quantidade
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Preço unitário
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Desconto do item (Percentual ou Valor fixo)
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Descontos na venda (Percentual ou Valor fixo)
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Frete (disponível apenas se o tipo de venda for Delivery)
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Observações
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Método de pagamento
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Valor pago
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Referência do pagamento (Código de autorização ou NSU)

Finalizando uma venda paga:
Caso a venda já esteja paga, ao final, basta informar o método de pagamento, valor pago e clicar no botão "Finalizar venda". Ao fazer isso, a venda será salva como "Paga", identificando que não há mais débitos para o cliente.

Pagamento parcial: Este mesmo cenário também pode ser usado caso a venda tenha sido paga parcialmente. Basta informar o valor pago e clicar em "Finalizar venda".
Finalizando uma venda que ficará como pendente:
Se a venda não será paga pelo cliente neste momento, é necessário deixar a venda pendente. Para isso, não é necessário informar nenhum método de pagamento. Basta clicar no botão "Salvar sem pagamento" ao final do registro.

Importante: Para salvar uma venda sem pagamento, é obrigatório a identificação do cliente na venda. Isso se faz necessário para que você não perca o controle dos débitos pendentes e possa cobrá-los devidamente.